O Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a Universidade e as comunidades populares, juntamente com o Centro de Educação Letras e Artes e com o Centro Antropológico Indígena da UFAC, darão inicio a uma nova iniciativa da Universidade Federal do Acre, o Projeto Pré Vestibular Indígena. Este terá como público alvo indígenas que já possuem o EM e aqueles em fase de conclusão, que pretendam ingressar em cursos de graduação regulares da UFAC.
O objetivo maior é proporcionar condições para que indígenas tenham melhores oportunidades para ingresso na universidade, o que, por um lado, possibilitará a estes, o acesso ao saber valorizado pela sociedade nacional, ao saber acadêmico, por outro, com a presença indígena na universidade, além de democratizar o acesso a um segmento até então excluído, será viabilizado melhores condições para o diálogo de saberes, o acadêmico e a cultura indígena, propiciando, assim, a interação entre esses saberes. Dessa maneira, o curso pré-vestibular favorecerá a indígenas que insistentemente pleiteiam o ingresso na universidade, e dadas as condições desfavoráveis a que os povos indígenas foram submetidos historicamente são excluídos no processo do concurso vestibular.
Dessa forma, abrem-se caminhos para que também os indígenas tenham acesso aos conteúdos aplicados no Vestibular, mostrando-lhes que existem condições, para que eles alcancem o sonho desejado de ingressar na Universidade Pública e com a educação superior batalhar pela redução das desigualdades sociais
As aulas iniciaram no dia 9 de junho deste ano, na sala ambiente de Educação Física. O curso terá duração de seis meses, e as aulas serão ministradas por alunos concludentes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Acre.
O objetivo maior é proporcionar condições para que indígenas tenham melhores oportunidades para ingresso na universidade, o que, por um lado, possibilitará a estes, o acesso ao saber valorizado pela sociedade nacional, ao saber acadêmico, por outro, com a presença indígena na universidade, além de democratizar o acesso a um segmento até então excluído, será viabilizado melhores condições para o diálogo de saberes, o acadêmico e a cultura indígena, propiciando, assim, a interação entre esses saberes. Dessa maneira, o curso pré-vestibular favorecerá a indígenas que insistentemente pleiteiam o ingresso na universidade, e dadas as condições desfavoráveis a que os povos indígenas foram submetidos historicamente são excluídos no processo do concurso vestibular.
Dessa forma, abrem-se caminhos para que também os indígenas tenham acesso aos conteúdos aplicados no Vestibular, mostrando-lhes que existem condições, para que eles alcancem o sonho desejado de ingressar na Universidade Pública e com a educação superior batalhar pela redução das desigualdades sociais
As aulas iniciaram no dia 9 de junho deste ano, na sala ambiente de Educação Física. O curso terá duração de seis meses, e as aulas serão ministradas por alunos concludentes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Acre.
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